Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /homepages/5/d357920797/htdocs/msimondelima/wp-content/themes/jupiter/functions.php on line 73
PROCRASTINAÇÃO - 4 DICAS PARA VENCÊ-LA. - Marcia Simon de Lima. Venha aprender a redigir petição inicial do zero.

PROCRASTINAÇÃO – 4 DICAS PARA VENCÊ-LA.

 em Articles

_Amanhã eu começo a estudar. _ A tarde eu estudo. _ Hoje não vai dá tempo.  _Amanhã começo, sem falta.  _ Sexta é corrida mesmo. Mas esse final de semana eu começo…

Quantos de nós já não viveu essa experiência e empurrou com a barriga atividades que precisavam ser feitas?

A procrastinação é algo inerente a vida moderna, dizem alguns estudiosos. O motivo é simples: temos atividades demais e não separamos tempo para nós, nosso prazer, nosso hoby, nosso ócio. Além disso, somos obrigados a fazer coisas que não gostamos. Esses três fatores nos impelem a deixar para depois aquilo que precisa ser feito agora.

A má notícia é que procrastinando adiamos nossos projetos e podemos até sepultar nossos sonhos. Esses motivos são fortes o suficiente para vencer essa danada PROCRASTINAÇÃO.

A boa notícia é que há técnicas para vencê-la. Partilho com você 4 delas que me socorrem sempre.

PRIMEIRA DICA – Divida a atividade em pequenas partes

Imagine que você precisasse arrumar o seu guarda-roupas. Já tem um tempão que só de pensar nele sua cabeça fica tão bagunçada quanto ele. Mas adia essa tarefa dia após dia. Afinal, cada compartimento vai te tomar muitas horas, e tempo é algo que você não tem de sobra.

A solução é arrumar um compartimento por vez. Começando pelo menor.

O mesmo princípio se aplica a qualquer outra atividade, como os estudos.

Em uma semana de aula já temos tanto assunto pra estudar que ficamos desestimulados. O sentimento do “não vou dá conta” nos assombra. É preciso separar por disciplina e tema mais importantes. E quabra-los ainda mais, estudando apenas um pedacinho de cada um.

Fazendo assim o grande ficou pequeno, o muito ficou pouco. 🙂

SEGUNDADA DICA – SE PREMIE QUANDO NÃO PROCRASTINAR

Uma dica muito eficaz para evitar que você procrastine é se dá algum prêmio toda vez que vencer a procrastinação.

Pode ser um elogio. Vá em frente ao espelho e diga ______(seu nome) VOCÊ É FODA! CONSEGUE FAZER TUDO QUE QUER.

Pode ser uns minutinhos nas redes sociais, sem culpa; assistir a sua série favorita; passear em um parque; ou apenas deitar numa rede e ler uma revista.

Faça algo assim sempre que fizer a atividade que espera por você. Isso vai ativar sua mente a estimular você a agir mais e procrastinar menos.

TERCEIRA DICA – FAÇA UM ENSAIO MENTAL NEGATIVO

Se funcionar com você como funciona comigo, essa técnica vai te ajduar muito.

Sente em um lugar onde não seja incomodado. Feche os olhos. Agora pense qual é a pior coisa que pode acontecer se você não fizer a atividade que está procrastinando.

Imagine-se no dia da prova, sentada, olhando para as questões sem saber as respostas; seus ombros estão tensos, você soa, seu coração dispara e só tem vontade de sair da sala para chorar sozinha.

Se você fez esse exercício deve ter sentido o terror que te espera se continuar procrastinando seus estudos.

Ele também se aplica a qualquer atividade. Experimento fazê-lo agora.

QUARTA DICA – USE A TÉCNICA DO 5

Essa técnica foi desenvolvida por um monge budista. Consiste em sentar-se, colocar as mãos abertas nas coxas e olhar o seu ambiente (no lugar que você precisa realizar a tarefa que te espera). Conte de 5 a 1 e quando falar 1 levante as mãos e dê um tapa nas suas coxas, levante-se e siga em direção a sua atividade.

Parece meio louco. Apenas teste, pode funcionar muito bem.

Técnicas nos ajudam a superar mazelas que nos impedem de decolar rumo a nossos sonhos.

Espero que estas dicas o ajudem de alguma forma.

ATENÇÃO! Se você praticar essas dicas e nada funcionar, pode ser que o problema não seja de simples procrastinação. Talvez haja algo aí dentro de você que esteja pedindo para ser cuidado.

No próximo post falaremos sobre isso, que parece proscratinação, mas é na verdade, feridas que pedem para ser curadas.

Um abraço,

Márcia

Postagens Recentes

Deixe um Comentário