Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /homepages/5/d357920797/htdocs/msimondelima/wp-content/themes/jupiter/functions.php on line 73
CHEGA DE TER MEDO DA OAB - Marcia Simon de Lima. Venha aprender a redigir petição inicial do zero.

CHEGA DE TER MEDO DA OAB

 em Articles

Seria exagero dizer que um dos maiores motivos de reprovação no exame da OAB é o medo?

Se você que me lê já fez esse exmae mais de três vezes, sabe que a cada nova tentativa o medo vai se agigantando. E à medida que ele cresce, suas chaces de aprovação diminuem.  É essencial lidar com esse medo de forma consciente e prática para aumentar suas chances de sucesso e passar nessa abençoada OAB.

Veja como lidar com esse medo em 3 passos:

PRIMEIRO – ENTENDA O QUE É O MEDO

Sad Businesswoman working with laptop – XXXL Image

Medo é um dispositivo de segurança que fica instalado na nossa mente a fim de nos proteger.

Todo animal tem medo. Repare como assustamos facilmente nossos cachorros ou gatos, com um simples bater de pé. Quando eles ouvem o barrulho do pé estralando no chão, se enchem de medo e fogem depressa. Eles aprenderam que esses som e movimento significam perigo.

Conosco, seres humanos, não é diferente. Gravamos na nossa memória várias situações que representa perigo, e, portanto, ao medo.

Assim, toda vez que ococrre uma situação que é lido pela nossa memória como algo perigoso, o gatilho do medo é disparado e seus sintomas explodem. Precisamos fugir como gatos assustados para garantir nossa sobrevivência.

Fazer o exame da Ordem é uma dessa situações. Porque coloca em xeque muitas das nossas capacidades.

SEGUNDO – IDENTIFIQUE SEUS MEDOS

Se você não saiu da faculdade pronta para passar na OAB, vai precisar se jogar com força em um cursinho. Mas o normal é que, estudando como deve ser estudado para a prova, você faça um cursinho só uma vez e passe. Quando a aprovação não ocorre é hora de investigar as razões, que podem estar para além das matérias e seu aprendizado. É possível que haja medos anteriores que foram acionados com o desafio da OAB. Quais são eles?

TERCEIRO – DÊ UMA RESPOSTA PARA SEU MEDO

Se o medo é um dispositivo de segurança, ele quer protegê-la do perigo que uma reprovação representa para você. Afinal você não quer passar pela vergonha  de não conseguir de novo.

A solução? Convencer seu medo (sua mente) de que ele está errado. Dessa vez vai ser diferente, porque você já acumulou conhecimento sobre as matérias o suficiente; você já sabe como tudo acontece durante a prova. Afinal você avançou muito desde a última prova.

Faça uma lista de situações que você se superou. Uma a uma escreva todas e dialogue com seu medo mostrando que ele está erradíssimo. Não há o que temer dessa vez.

Siga apenas esses três passos e verá esse tal medo da OAB se dissolver.

Deixe seu comentário aqui. Terei prazer em respondê-la.

Um abraço cheio de coragem.

Márcia

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário